terça-feira, 27 de agosto de 2013

Organize sua funcionária doméstica

Quem nunca se viu desesperada por ter que explicar para a funcionária nova o jeito de organizar a sua casa? Afinal, desde como você gosta da arrumação da mesa, até quantas vezes por semana limpa-se os cristais, tudo passa por seu estilo de organização. 


Tudo é muito pessoal e varia de casa para casa, é impossível que a funcionária saiba fazer tudo da maneira que idealizamos. Por isso, o post de hoje dá dicas de como capacitar sua funcionária nova:

1- A boa e velha conversa inicial deve explicitar aonde ficam os itens principais da casa para o trabalho da funcionária . (Mantimentos, caso ela vá cozinhar, produtos de limpeza, alimento dos pets, agenda da casa, telefones úteis, etc)

2- Organize um Check list para ela seguir até acostumar-se com o funcionamento da casa. Nele, você deve escrever o local,  a função e a frequência .Por ex:
Cozinha:                               
                                     Todo dia      1x na semana      2x na semana     3x na semana    Etc...
Limpar o chão                     X
Limpar o fogão                    x
Arrumar a geladeira.                                 X
Limpar os armários                                   X
Lavar o chão                                                                         x
Limpar os vidros                                                                    X
Limpar o microondas e forno.                                                                            X
....
3- Digite o Check list e no final dele anote telefones importantes, o seu, do seu trabalho, do açougue, etc.

4- Monte a mesa do café da manhã, do almoço e jantar do jeito que você gosta, fotografe, imprima e deixe como modelo para que ela não se esqueça de nada. 
Ex: bandeja de café da manhã no quarto. 
Já falei que meu café da manhã é o müslei suíço ( receita aqui no blog), então, quando tenho compromisso muito cedo, tomo café da manhã enquanto me arrumo.



5- Faça a Agenda da casa. 
     Aqui em casa, na agenda da minha funcionária tem os horários de cada funcionário, funções,        telefones, horários de escola e atividades das crianças.
     Cardápios da semana. Lista básica de compras de frutas e verduras.
     Marcas de produtos preferidos.
     
      
6- Compre cartões do ponto na livraria e coloque numa pasta. Nesta mesma pasta ficam os holerites
  e a tabela de hora extra diurna, noturna e de final de semana.
   Aqui em casa, as minhas funcionárias marcam todos os dias suas entradas e saídas, assim como marcam também os dias extras. No final do mês, está tudo organizado para efetuar o salário de maneira correta.

7- Compre uniformes confortáveis e adequados ao clima de sua cidade. As minhas funcionárias não gostam de usar vestido e eu as respeito, comprei uniformes com calças.

8- Proporcione oportunidade de aprendizagem e conhecimento para a sua funcionária, com cursos sobre necessidades específicas da sua casa. Culinária, organização de closet, lavagem de roupas especiais...etc. Aqui em casa, quando eu quis ter uma " cama dos sonhos" com diversos travesseiros, almofadas e todo o capricho que eu desejava, trouxe uma especialista da Casa Moysés/ M.Martan para ensinar as meninas a montar e cuidar da roupa de cama.

Cabe a você, proporcionar desenvolvimento, aprendizagem e capacitação aos seus funcionários, para    
ter junto a você, as pessoas ideais !

Beijos , mil!!!











     
     










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