terça-feira, 2 de julho de 2013

Fogão cooktop ou de embutir?

     A minha amiga Vanilza Rodrigues, médica, mãe, esposa, ocupadíssima, outro dia pediu-me que a aconselhasse quanto a escolha de seu fogão para a casa nova ( obrigada, Vanilza, por confiar no meu  amor pela cozinha...rs) e foi graças a ela que criei coragem para montar o blog... foi pensando em dividir experiências...trocar dicas que iniciei o Bom Conselho.
    Voltemos aos fogões... 
     Já tive vários fogões (como naquela música...do Martinho da Vila), rarará:
 Já tive mulheres de todas as cores,
De várias idades, de muitos amores.
Com umas até certo tempo fiquei.
Pra outras apenas um pouco me dei.


 
     Já tive o antigo fogão tradicional 6 bocas, da Dako, o semi-industrial de alta pressão, que cozinha super rápido... o fogão de ferro esmaltado a lenha, (trabalhoooso), o cooktop barato, o cooktop caro, mas por fim casei-me com o cooktop da linha gourmand da Brastemp.
     É claro que antes de me casar com este fogão cooktop, experimentei fogões alheios...afinal, antes de se casar é preciso ter certeza, não é?! Rsss...Experimentei os fogões por indução, sem chama e confesso que fiquei bem tentada, são uma delícia ... E visitei também os fogões estrelados....da famosa marca Vicking...que decora a cozinha de estrelas como a Madonna...entre outras...e cujo preço não é para o bolso de qualquer mortal do planeta....afinal custam o preço de um carro, mas, enfim, fiz uma escolha satisfatória.
     Vamos à analise: preço, assistência técnica, beleza e o mais importante, qualidade.
      Top top de linha,  na minha opinião, é a Vicking, une beleza, qualidade com a mais alta tecnologia, mas só vale a pena pra quem tem muito dinheiro sobrando, pois é como ter uma jóia da Tifany Co bem no meio da cozinha, ou um carro estacionado ao lado da sua pia. Então, como somos pessoas normais e trabalhamos duro pra ter dindim, descartamos a Vicking, não é Vanilza?!
     O fogão tradicional, totalmente à gás é muito útil e de bom preço, já vem com o forno junto e lembra a casa das nossas mamães, mas nós, mulheres, somos complexas, e aí entra o fator estético: o layout desses fogões não é lá muito moderno, pelo contrário, é pesadão e truculento. Até tentaram dar uma melhorada nele, fazendo a versão de embutir, mas eu, particularmente não gostei do efeito. Já que vai trocar o fogão, por que não embelezar também?!
     Todavia, cuidado! Tem muito"bonitinho, mas ordinário" no mercado. Já caí nessa fria.
     Escolhi, certa vez, um "bonitinhomasordinário"pra churrasqueira e tive todo tipo de problemas, as chamas eram fracas, os botões bambearam e a grade de ferro ( que ferro é esse, meu Deus?) derreteu! O bichinho ficou feioso e ruim de uso dentro de dois anos.
     O fogão de lenha e o semi- industrial são ideais para casas de campo, devido a rudeza do  manuseio.
     Tive também a fase do cooktop carinho,  da italiana, Bosh, mas gente, não dá pra ficar inventando moda, sabe?! O danado não tem uma assistência técnica atuante na nossa região, afinal, é uma marca menos vendida. Pois me lasquei novamente nesse relacionamento com fogões .

     Depois de tanta peleja, optei pela linha gourmand da Brastemp , o preço é razoável , o design é bonito e compõe muito bem com os outros eletrodomésticos da mesma linha. Quanto ao teste da qualidade, atendeu bem às minhas expectativas, minhas receitas deram certo, tanto no fogão, quanto no forno e fiquei satisfeita.
    A assistência técnica de montagem atendeu de pronta chamada ( fique de olho no manual, muitas coisas são garantidas grátis de fábrica na montagem, como mangueira e podem tentar cobrar por fora), instalou tudo e disponibilizou garantia, assistência , etc.
   Para comprar, você pode pedir pelo site da Fast Shop , pois o atendimento é ótimo e em caso de troca, eles providenciam tudo. As lojas tipo Casas Bahia não trabalhavam com essa linha quando comprei, mas existem outras lojas que podemos lembrar em outros posts.
  Beijos


  
Torre quente da Gourmand da Brastemp .
      
 




Um comentário: