quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jantarzinho elegante e rápido

     Frio e fome andam juntinhos. Numa quarta-feira de inverno, de repente, bate aquela fome de algo diferente...e rápido ( porque fome que é fome, não sabe esperar). Bom, se você tiver a sorte de ter um bacalhau norueguês, já dessalgado (pois alguma alma boa, ficou  dois dias trocando a água dele pra você) só esperando pra ir para o forno, ótimo, você é uma pessoa de sorte. Entretanto, se o nome da sua despensa é freezer e o sobrenome rapidez, você precisa ter, para os momentos de fome exigente, uns quebra galhos a mais.


Nesta foto, temos um kit emergencial para " fome metida a besta" (aquela que não se contenta com resto do almoço e menos ainda com salada). Bacalhau fresco e dessalgado, salmão e polvo, todos com sabores muito distintos e que fazem bonito no prato. Poderia contar com outros, também muito bons, como camarões, robalos, lagostins...mas enfim, vamos escolher o bacalhau, que é para podermos tomar com um delicioso vinho tinto. Caso tenha um  bom vinho português ...abra-o e já comece a degustá-lo, pois, na minha opinião, é uma delícia cozinhar com uma taça do lado ;-). 
Como o que eu tinha disponível era um Bordeaux ( coitadinha...rs) foi esse mesmo que abri..

Ingredientes do Bacalhau

2 postas de bacalhau
Azeite de boa qualidade
Alho, cebola e ervas da sua preferência 

Acompanhamento: batatas gratinadas

2 batatas cortadas em rodelas finas
1/2 copo de requeijão 
Azeite
Queijo parmesão ralado grosso na hora
Noz moscada ralada na hora

Mãos à massa!

Enquanto descasca as batatas, rala o queijo, separa as travessas, o bacalhau descongela, pois é peixe, então é super rápido.
Coloque o bacalhau descongelado na travessa que irá ao forno, regada pelo azeite. Espalhe os temperos de sua preferência. No meu, eu utilizei alho, cebola, alecrim, louro...
Coloque para assar por aproximadamente 30 min.

Em outra travessa (eu utilizei caçarola de ferro), você passa azeite e espalha as rodelas de batatas, forrando totalmente a travessa. 
Espalhe requeijão a seguir, salpique queijo ralado e noz moscada ralada.
Faça camadas desta maneira, finalizando com requeijão, moscada e bastante parmesão .
Leve ao forno para gratinar.


Eu geralmente não coloco sal, pois o parmesão e o bacalhau possuem seu próprio sal.
O requeijão pode ser acrescido por um pouco de creme de leite e temperos ou ser substituído por molho branco, mas como a fome não pode esperar, simplifiquei ao extremo.
Assim também, ao bacalhau, pode-se juntar legumes, azeitonas e ovos cozidos...ficando cada vez mais incrementado e delicioso! Porém, pra fazer rapidão, é do jeito que escrevi mesmo, rarará

Bom, espero que gostem e que curtam ao máximo todo o processo de se propor a cozinhar, com erros, acertos e muito bom humor . Beijo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário