quinta-feira, 11 de julho de 2013

Receba bem seus amigos, com simplicidade e requinte.

     

É muito bom organizar um jantar para os amigos, mas nem sempre estamos com tempo para menus mais elaborados, não é?!
A dica?! Simplifique a quantidade de pratos a serem servidos, pense em pouca coisa e arrase!

Primeiro, se você não está com tempo, não é pecado algum, comprar uma caponata de berinjela pronta, um patê de azeitonas pretas (em Dourados  eu recomendo os da Pão e Cia, são caseiros) e umas torradinhas  para distrair as papilas gustativas de seus convidados, enquanto batem um papo e tomam um espumante na sala (não sirva espumante doce, é deselegante, se você não gosta dos secos, opte por um demi-sec que é levemente adocicado).

É muito interessante, para diminuir o número de pratos a serem preparados, descobrir antes, se seus convidados têm alguma restrição a algum alimento, pois é muito desagradável servir camarões para quem tem alergia a crustáceos ou servir paleta de cordeiro a um vegetariano.

Descobertas essas peculiaridades, pense nas fases do jantar:

Entrada, primeiro prato, segundo prato, sobremesa e café ou chá .

Como a idéia é simplificar, eliminamos o primeiro prato e se houver alguma eventualidade, elimine a sobremesa, servindo um chá com docinhos ( petit-fours) no final.

Organize para entrada uma sopinha leve, como um creme de aspargos ou de couve-flor, pois são delicados e não comprometem o paladar nem o apetite.
Caso esteja calor, a sua entrada pode ser uma salada, mas servida em pratos individuais, ou potes especiais para esse fim. Escolha uma salada baby leaf, pois é mais saborosa e tem uma apresentação interessante, bonita.
Acrescente à sua salada, um toque agridoce, como frutas ou molhos especiais, combina muito.

                                  

Para o prato principal, pense em algo saboroso e marcante, como um belo lombo de bacalhau, acompanhado de legumes, ou um ragu de cordeiro acompanhado de purê. Se preferir, camarões jumbo, grelhados no azeite, com risoto de limão siciliano e aspargos frescos, fazem sucesso sempre.

                           

Não se esqueça: se servir queijos na entrada, o prato principal não deve ser à base de queijo.
Se serviu creme se aspargos, o acompanhamento não deve ser aspargo.
Evite repetir.

Esqueça o tal do arroz branco, é uma paixão nacional, mas não é novidade para ninguém. Como estamos falando em servir um único prato, a guarnição deve ser deliciosa também.

Se não está com tempo de preparar a sobremesa, encomende docinhos e trufas, de chocolate amargo, para servir com o café. Monte uma linda bandeja e ofereça um licor para encerrar!
Tenho certeza que você receberá muitos elogios, terá pouco trabalho e quiçá até receba flores no dia seguinte, de um convidado gentil e elegante agradecendo!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário